Movies & SériesWHAT IF – Temporada 1: Invasão Zumbi no MCU marca excelente quinto episódio do seriado

WHAT IF – Temporada 1: Invasão Zumbi no MCU marca excelente quinto episódio do seriado

Por: Gustavo Tavares

E se o planeta terra fosse tomado por um perigoso vírus que transformasse os heróis mais poderosos da Terra em zumbis famintos, logo antes da chegada de Thanos em busca das Joias do Infinito? Confira a seguir a review com spoilers do quinto episódio de WHAT IF.

Uma das diversas possibilidades neste multiverso da Marvel que particularmente eu não estava tão ansioso para ver era justamente o mundo pós apocalíptico devido a ameaça zumbi. O baixo interesse não era exatamente pela falta de fé da produção do estúdio, pelo contrário sempre esperamos conteúdo de qualidade advindos das séries da Marvel, porém a saturação de filmes e séries sobre apocalipses está chegando a um novo patamar.

The Walking Dead continua popular chegando a décima primeira temporada, tivemos recentemente também os filmes da Netflix Love and Monsters e Army of the dead que não demorou conseguir a produção de um Spin off pela gigante do streaming. Essa premissa já foi abordada de tantas formas possíveis que sinceramente não acreditei que algo pudesse me surpreender e eu não poderia estar mais errado, este episódio foi divertido, bem desenvolvido chegando até ser emocionante.

Atenção: o conteúdo abaixo contém spoilers!

Os heróis mais poderosos da Terra sucumbiram ao apocalipse zumbi nesta nova versão da animação da Marvel, toda história parte do ponto em que o Hulk foi levado para a terra pelos últimos esforços de Heimdall após o ataque de Thanos a nave asgardiana, todavia ele encontra um mundo bem diferente daquele que ele se lembrava. A cena é praticamente idêntica da Guerra Infinita com a Ordem Negra Chegando ao planeta exigindo a entrega da joia do infinito, a cena fica hilária quando os Vingadores atacam o Fauce de Ébano e o Anão Negro depois do Bruce não conseguir se transformar em Hulk. Não existe violência gráfica no ataque dos heróis zumbificados, entretanto conseguimos ter a exata noção do que está acontecendo devido aos efeitos sonoros o que torna hilária a reação de Bruce perguntando se eles não estão “exagerando”. Doutor Estranho, Homem de Ferro e Wong transformam rapidamente os vilões em zumbis e finalmente podemos ver os detalhes da aparência dos antigos heróis. Eu ficava pensando o tempo inteiro como o Mago Supremo sucumbiu a doença, o Homem de Ferro então eu não faço menor ideia de como eles moderam ele estando de armadura, neste momento ficou óbvia que a ideia já estava completamente vendida para mim, tive que dar o braço a torcer no final das contas.

Marvel: Zombies Movie

Claro que logo após essa introdução o Hulk entende o perigo que ele está correndo sendo salvo em seguida pela força de resistência desse mundo virado de cabeça pra baixo, a Vespa utiliza seu enxame de formigas para devorar os zumbis que ameaçavam a vida do Bruce e em seguida ele é levado pelo Homem Aranha que começa a explicar como sobreviver a esse mundo maluco. Também é engraçado o vídeo caseiro que o Peter fez com a ajuda dos sobreviventes, este vídeo possui o objetivo de apresentar qual será a equipe que tentará salvar o mundo. A explicação da forma como um vírus zumbi atingiu a humanidade não é forçada, essa doença chega à terra devido a tentativa de resgatar a Janet Van Dyne do reino quântico que nesta realidade contraiu esse vírus raro. Uma das maiores virtudes dessa série é justamente condensar as histórias que já vimos resumindo ao máximo acontecimentos de outros filmes e podendo dar sequência a uma nova linha narrativa conseguindo manter uma qualidade na hora de contar os eventos dessas novas realidades.

A descoberta central aqui é a possibilidade de conseguirem desenvolver uma cura para o vírus podendo salvar todos aqueles que já foram transformados nas criaturas esfomeadas, para isso eles deverão seguir para uma base militar em Nova Jersey passando pelas hordas zumbis. A equipe para essa missão não poderia ser mais aleatória, já mencionamos a aparição da Vespa e do Homem Aranha assim como o Hulk que nos representa nessa realidade, temos ainda o Soldado Invernal, Sharon Carter, Happy, Kurt (Amigo bizarro do Scott Lang) e finalmente fechando a equipe Okoye a general das Dora Milaje. Aqui temos alguns detalhes muito interessantes de como eles conseguiram sobreviver ao apocalipse, primeiro de tudo o conhecimento do Peter graças aos filmes desse gênero, inclusive desde o filme Guerra Civil que ele utiliza referências de filmes para desenvolver os seus planos, outra coisa interessante é a base montada entre vãos de prédios compostas por vagões de metrô sustentada pelas teias do Homem Aranha. Isso me fez pensar que nesta realidade as teias do herói demoram mais tempo para dissolver, pois não seria viável que de hora em hora ele refizesse as teias antes que tudo viesse abaixo.

Eles partem para à Estação central para ativar um dos trens e seguir para a base militar, ao chegar ao local que está estranhamente limpo dos mortos vivos temos a maior verdade do capítulo, se todos tivessem escutado o Homem Aranha todos teriam sobrevivido. Acontece que desse ponto em diante começa as perdas na equipe, o primeiro a sucumbir é o ex-chofer do Homem de Ferro que é transformado em zumbi pelo Gavião Arqueiro, o Clint se mostra um excelente arqueiro mesmo após sua transformação, porém ele não consegue ser perfeito em sua mira como antes. A Sharon é obrigada a matar o Happy saindo em fuga logo em seguida, a Okoye e o Bucky são atacados impiedosamente pelo Falcão que é partido ao meio pela guerreira Wakandiana, logo depois eles seguem em fuga para o trem que está sendo ativado pela equipe do Cabeça de teias.

What if: Release date

Com o trem seguindo para o destino temos a aparição do Capitão América zumbi que transforma imediatamente a Agente 13, o Soldado Invernal chega em seguida para lutar contra seu antigo amigo, toda a cena é repleta de simbologias e easter eggs de filmes passados terminando com o Capitão sendo partido ao meio pelo próprio escudo e a Sharon sendo explodida de dentro para fora após comer a Vespa miniaturizada. Enquanto eu assistia esse episódio tudo que eu conseguia pensar era na coragem dos realizadores fazerem algo tão fora da curva, tudo bem que não temos sangue jorrando e em muito momentos a violência é apenas sugerida, entretanto ainda temos visuais macabros para os heróis e mortes gráficas demais para os mais jovens assistirem. Outro fator que me chamou a atenção é que os sobreviventes estão travando uma luta de vida ou morte de verdade, eu acreditei que com a possiblidade de curar todos que foram infectados os heróis não seriam drásticos em matar seus antigos parceiros, pelo contrário se tiverem que matar seus antigos amigos assim será feito.

Infelizmente ao matar a Agente 13, a Hope acaba sendo infectada e temos a cena que mais chamou atenção dos fãs da Marvel, a forma madura e emotiva que o Homem Aranha age diante da tragédia de perder mais uma amiga é de fato marcante, temos citações ao tio Ben, tia May e como eles precisam sempre ter esperança. A última atitude de coragem da Vespa é se tornar gigante e passar por um mar de infectados que cercavam a base deixando-os próximos de encontrar a cura. Neste momento eles encontram o Visão que por sua natureza robótica não sofre com a possiblidade de transformação e tem tentado estudar a joia do infinito em sua testa para encontrar uma cura, inclusive ele já conseguiu reverter a doença na cabeça de Scott Lang que sim é apenas uma cabeça num jarro. Isso me surpreendeu tanto que eu não pude conter os risos das piadas de tiozão do Homem Formiga, após a cena da Vespa se sacrificando quase me levar as lágrimas realmente foi uma forma de trazer mais leveza ao capítulo. Algo que não dura muito tempo, pois, o Bucky encontra o T’Chala sem uma perna descobrindo que o Visão tem alimentado a Wanda com as pessoas que respondiam ao sinal de emergência que ele havia transmitido.

What if: cast

A Feiticeira Escarlate se liberta após o seu local de confinamento ser danificado pelas balas do Soldado Invernal, sendo em seguida a perdição para a maioria dos sobreviventes. A aparência da Wanda nessa versão é fantástica, ela realmente para a tal “Baba Yaga” que o Kurt tanto fala, ele é o primeiro a morrer sendo seguido de perto pela Okoye que se esforçou para salvar o seu Rei. O Visão se arrependendo de suas atitudes irracionais resolve entregar a joia para que Bruce o leve para Wakanda para curar o mundo inteiro, todavia a morte do sintezoide liberta a fúria da Feiticeira Escarlate que derrota o Soldado Invernal e parte para cima dos heróis que tentavam escapar através do quinjet, o Hulk finalmente resolve dar as caras para lutar contra a bruxa para viabilizar a fuga da última esperança da terra. Apesar de ser apenas uma cabeça flutuante o Scott se mostra muita além do que apenas um alívio cômico, mas deve admitir que a piada do “Wingardium Leviosa” me fez gargalhar. O mundo estava praticamente salvo graças aos sacrifícios que acompanhamos, entretanto, o Vigia nos avisa que mesmo na hora mais sombria em que os humanos fazem de tudo para salvar o seu planeta isso pode gerar apenas o fim de todo o universo. O Thanos Zumbi com a manopla com cinco pedras fez meu queixo cair de fato.

Thanos: Prometheus

Não tem muito mais o que falar sobre a bem-sucedida adição das criaturas famintas no Multiverso Marvel, acredito que foi perfeita a forma como eles trabalharam o roteiro de modo a tudo fazer sentido usando como base a história que já conhecíamos. Eu nem me lembrava que o Thanos estava chegando antes dele aparecer no final do capítulo, e mesmo assim ele foi a cereja que estava faltando no bolo para coroar mais um capítulo impecável de What If. Confira o trailer de WHAT IF abaixo.

Movies & SériesWHAT IF – Temporada 1: Invasão Zumbi no MCU marca excelente quinto episódio do seriado
Twitch Youtube Discord Twitter Facebook Instagram