Movies & SériesMarvel: What If - Os Guardiões do Multiverso

Marvel: What If - Os Guardiões do Multiverso

Por: Gustavo Tavares

O conceito de What if definitivamente é algo utilizado amplamente nas HQs, tanto que ele ultrapassa fronteiras entre as editoras e diversas delas já usaram esse recurso para nos trazer ideias interessantes para esses heróis que gostamos tanto.

O conceito de "What if" ou "E se" definitivamente é algo utilizado amplamente nas HQs, tanto que ele ultrapassa fronteiras entre as editoras e diversas delas já usaram esse recurso para nos trazer ideias interessantes para esses heróis que gostamos tanto.

O conceito é bem simples de entender, depois de anos de publicações e com os heróis tendo seu cânone bem definido as editoras decidiram modificar as histórias desses personagens em momentos muito específicos e como isso mudaria radicalmente todo o cânone do personagem, e isso partiria da pergunta simplória do "E Se", por exemplo e se a mãe do Flash não morresse na sua infância? E se quem recebesse o soro do super soldado fosse a Peggy Carter? E se o Homem Aranha tivesse prendido o bandido que iria assassinar seu Tio Ben?

As possibilidades são tão grandes que eu não sei como a Marvel não tinha pensando em uma adaptação assim antes, não só pode nos trazer histórias ricas e interessantes como pode ser uma desculpa conveniente para introduzir melhor o tema de Multiverso nessa nova fase do estúdio. Um dos fatores mais interessantes dessa ideia na Marvel será a aparição do Vigia Uatu, essa raça alienígena da editora tem o único objetivo de vigiar a história de todo o multiverso sem nunca interferir, são os seres que mais se aproximaram de possuir a sabedoria universal.

Aqui preciso fazer um adendo importante para enaltecer o que para mim é atualmente a melhor série do MCU com folga, Agents of S.H.I.E.L.D. é provavelmente a série mais subestimada de todo esse universo compartilhado, mas é fato que tudo que ela fez em suas sete temporadas eram inovadoras ou até melhores que os filmes e eu posso provar. A Hydra foi melhor trabalhada na série sendo um antagonista recorrente, com agentes inescrupulosos com motivações bem desenvolvidas e criveis dentro da história, a quarta temporada nos entrega um Ghost Ryder incrível em todos os aspectos, se você odiou o Ultron em Vingadores saiba que a Aida é justamente o que ele deveria ter sido só que muito melhor, de longe a vilã mais incrível de todo o programa, e no fim dessa temporada conseguimos um exemplo perfeito de "What If" muito bem contextualizado e que não destoa de nenhuma forma.

Na trama há a criação de uma tecnologia chamada framework que basicamente é uma Matrix, um lugar que seres humanos tem sua consciência baixada em uma simulação incrivelmente realista, nesse framework erros do passado foram corrigidos para dar uma sensação pacífica para aqueles que foram presos, entretanto uma pequena mudança fez com que esse mundo virtual fosse completamente diferente da realidade, a pergunta que foi feita era, e se a Hydra tivesse vencido a Shield em Capitão America e o Soldado Invernal? Os 7 episódios que compõe esse arco são tão incríveis que fica difícil de descrever.

O Kevin Feige não conseguiria dar um contexto tão bem amarrado para justificar um filme de "What If", por isso ele brilhantemente desenvolveu uma série animada canonizada do MCU para contar as bizarrices desses multiversos, tivemos uma amostra das mudanças que irão acontecer, Peggy Carter recebendo o soro no lugar do Steve, o Steve se tornando o homem de ferro na segunda guerra mundial, T’Chala sendo abduzido pelo Yondu e se tornando o Star Lord e o Mago Supremo tendo que enfrentar uma versão maligna dele mesmo, entretanto não podemos afirmar como isso funcionará em tela, cada episódio contará uma possibilidade, ou estaremos vendo uma história unificada onde tudo foi diferente? Será que a Peggy se tornando a Capitã Britânia modificou todos os acontecimentos vindouros?

Movies & SériesMarvel: What If - Os Guardiões do Multiverso
Twitch Youtube Discord Twitter Facebook Instagram