Movies & SériesStar Wars - The Book of Boba Fett - temporada 1: Finalmente a série pode focar no que é de fato impo

Star Wars - The Book of Boba Fett - temporada 1: Finalmente a série pode focar no que é de fato impo

Por: Gustavo Tavares

Boba Fett se concentra em recrutar forças para guerra que está por vir. O capítulo volta a trabalhar o passado do protagonista, agora mostrando como ele se vingou daquele que destruíram sua tribo e o retorno da famosa nave do Caçador de recompensas. Confira a seguir a nossa review com spoilers do quarto episódio de The Book of Boba Fett – A formação da Tempestade.

O episódio acaba sendo um grande flashback para finalizar finalmente a história pregressa da série. Isso é de fato satisfatório, pois a utilização desse modelo de variar entre passado e presente acabou trazendo monotonia para o programa. Eu repito desde a primeira review sobre os problemas dessa estrutura, não fazia sentido gastar tanto tempo com algo que não levaria a trama para frente. Eu gostaria sim de saber como ele sobreviveu ao poço de Sarlacc, no entanto não precisava de tanto tempo de tela para resolver isso, este episódio é justamente o exemplo que eu sugeri na primeira review.

A melhor forma de transformar o programa em algo ótimo era focar no que já foi feito antes. Principalmente quando temos uma série incrível como Mandalorian, deveriam ter pegado como exemplo e criado algo mais inspirado. Os sete capítulos deveriam ter uma hora cada, para desenvolver a tomada de poder do novo Daimyo e um episódio transitório no meio da temporada para um flashback. Assim a trama não pareceria tão inchada, tão chata, difícil de se acompanhar. Temos agora a finalização desse passado do caçador de recompensas e o seriado pode finalmente focar no que realmente importa.

ATENÇÃO: o conteúdo abaixo contém spoilers!

Como já esperava desde o começo, o capítulo quatro veio para finalizar o passado do protagonista, devo dizer que sim, é competente em tudo que se propõe a fazer. Conseguimos finalmente ver como o personagem salvou a vida de Fennec Shand, como ele recuperou a sua nave da posse de Bib Fortuna e como ele massacrou aqueles que mataram os Tusken que o acolheram. Eles resolveram gastar parte do episódio mostrando aqueles que operaram a Fennec, provavelmente o mesmo “doutor” que faz as melhorias na gangue do episódio anterior. Acho pouco sensato demorar tanto para mostrar algo que sabemos que iria acontecer, são quase doze minutos de nada demais acontecendo na tela, um problema grave que os realizadores cometeram desde o princípio. Poderiam fazer cortes mais rápidos para dar celeridade neste momento e gastar tempo com cenas mais empolgantes. Justamente por esse motivo eu acho que erraram na forma de contar a história, este foi um bom episódio, mas se você assistir deitado há grandes chances de pegar no sono. Nenhum fã do Boba imaginaria que este retorno seria tão parado, com o personagem apostando na diplomacia e não na lei dos mais fortes.

Star Wars: episode 1 será relembrado no seriado

Após salvá-la, Boba pede ajuda da Fennec para retomar a Firespray, seu intuito é utilizar a sua nave para recuperar sua armadura de beskar e trucidar o grupo que matou seus últimos aliados. Novamente eu gosto dessa missão paralela, ela funciona como cena de ação e traz novos ares para o programa, mas o que me incomodou foi o oposto do início. A cena podia ganhar muito se fosse um pouco mais longa, pois foi empolgante demais ver ambos invadindo o local e a Ming-Na Wen é fantástica em cenas de pancadaria. Inclusive ela tem tido muito mais foco do que o próprio protagonista, Boba Fett continua sem ter feito nada de relevante desde que recuperou a armadura. Até então o único momento marcante foi o assalto ao trem, quando ele ainda não havia recuperado seu uniforme. Admito também que fiquei com dó dos droides que tiveram que ser destruídos, mas a fuga da nave foi de tirar o fôlego. Eu nem quero entrar nas polêmicas sobre o nome da nave, para mim é um detalhe tão ínfimo que não deveria ter tanto foco, se o nome mudou de “Slave I” para “Firespray” para mim tudo bem.

Star Wars: movies

O caçador busca então a vingança que tanto desejava, de certa forma é até uma covardia o que ele faz, mas não serei eu que terei empatia por gangues facínoras. Em apenas alguns segundos a Firespray aniquila todos os membros do grupo, a cena é praticamente perfeita, um dos poucos momentos que o diretor acerta completamente. Eu não entendi por que o caçador foi buscar sua armadura no poço de Sarlacc, por mais enfermo que estivesse ele deveria se lembrar de sua fuga. Claramente ele saiu do buraco com a armadura e esta foi tirada dele pelos Jawas como foi mostrado. Apesar de parecer um erro de continuidade eu não irei reclamar tanto por isso, é algo que me tirou da série por alguns segundos para questionar, mas no fim eu aceitei que provavelmente ele não se lembrava mesmo. A cena não é ruim, eles acabam sendo pegos pela criatura que ainda não estava morta, chega a ser sufocante enquanto a nave vai sendo engolida pela areia.

Boba Fett costume and Boba Fett helmet são incríveis

Voltando para o presente, Boba está completamente curado, não precisando utilizar mais o tanque de Bacta. Ele precisa correr contra o tempo para reunir forças para a guerra contra os Pykes, ele busca se encontrar com o wookie que libertou no capítulo anterior, oferecendo um emprego melhor do que ele tinha. A cena é muito impactante, o Krrsantan estava naquele mesmo bar que todos eventualmente vão, acredito que o motivo de tanto sucesso é a falta de concorrência. É uma enorme coincidência que tudo acabe voltando para aquele lugar. Enfim, a cena dele surtando enquanto vê os jogadores do casino é ótima, mal posso esperar para ver este wookie violento em um combate verdadeiro, ele não só bate em cada um dos jogadores, como ainda arranca o braço de um deles. Sinceramente ainda não sei se há necessidade em arrancar braços, principalmente se ficar parecendo falso já que não tem sangue algum, entendo perfeitamente que é uma forma de “homenagear os clássicos”, mas não haveria uma forma melhor para fazê-lo? Eu adoro violência quando ela tem propósito para a história, mas em certos momentos acaba sendo gratuito demais, inclusive cadê essa vontade de arrancar braços quando enfrentou o protagonista no episódio anterior? No fim das contas ele aceita o trabalho oferecido pelo Daimyo.

Boba Fett: Star Wars Visions

Na cena seguinte já podemos ver Fennec e Krrsantan ao lado do caçador, enquanto ele resolve fazer alguns acordos com as famílias mafiosas de Tatooine. A cena é maravilhosa desde o início, eu sempre quis ver essa pegada Game of Thrones na série, claro que algum desses líderes vai trai-lo até o final do programa, quem vai ser que é o verdadeiro mistério. Ele pede que fiquem neutros enquanto ele destrói os Pykes, quando a ameaça for exterminada eles poderão viver harmonicamente. Não sei exatamente se o Boba está vendo o espectro geral, pois os Hutts provavelmente irão retornar após o conflito e estas traições iminentes que devem acontecer também são importantes, já que devem ser a desculpa perfeita para a produção de uma segunda temporada. Bem no final do episódio temos aquela música incrível que foi tema do Din Djarin, da série Mandalorian, indicando que veremos o personagem no episódio seguinte.

Movies & SériesStar Wars - The Book of Boba Fett - temporada 1: Finalmente a série pode focar no que é de fato impo
Twitch Youtube Discord Twitter Facebook Instagram