Movies & SériesStar Wars - The Book of Boba Fett – Temporada 1: Dave Filoni e Jon Favreau recuperam seriado com epi

Star Wars - The Book of Boba Fett – Temporada 1: Dave Filoni e Jon Favreau recuperam seriado com epi

Por: Gustavo Tavares

A guerra está no horizonte de Tatooine e Boba Fett precisará ser um líder implacável. Cad Bane planeja junto ao sindicato dos Pykes modos de vencer o Daimyo, enquanto isso a escolha do pequeno Grogu é revelada. Confira a seguir a nossa review com spoilers do último episódio do Livro de Boba Fett – Em nome da Honra

Os diversos problemas que abordamos nas reviews anteriores foram abandonadas no último episódio. O final consegue atingir a perfeição, em todas as frentes possíveis, apesar da trama não ter sido de fato satisfatória. Digo isso com convicção, o final consegue ser o melhor episódio do seriado, fechando perfeitamente as pontas soltas que foram criadas desproporcionalmente, entretanto a história contada foi demasiadamente frustrante. No último capítulo foram tomadas diferentes escolhas criativas que melhoraram o programa, trataram o protagonista de forma coerente, respeitando a verossimilhança desse universo tão vasto.

Com isso em mente eu digo que a série melhorou graças a esse final, deixou de ser algo mediano e pouco inspirado. Se tornou finalmente algo que os fãs tanto aguardavam, uma série digna sobre a um caçador de recompensas de caráter dúbio e isso é perfeitamente normal. Claro que ele não é aquele vilão de Império Contra-ataca, todavia também não é um herói honroso convicto de suas ideologias. Assim como todos nós o personagem tem virtudes e defeitos que compõe sua personalidade, estava passando da hora de ver um líder mais condizente com o título que carrega, afinal de contas Daimyo tem sido o chefe do submundo de Tatooine, alguém que precisa ser forte para governar a escória do planeta.

ATENÇÃO: o conteúdo abaixo contém spoilers!

A guerra inevitável entre Boba e o Sindicato Pyke teve seu ápice atingindo, tudo que esperávamos ocorreu neste episódio, como o protagonista finalmente tomando as rédeas do seu programa. O caçador finalmente resolveu escutar seus instintos, não deixando dúvidas do porque é uma lenda do universo expandido. O retorno é focado nas consequências do último episódio, principalmente na explosão do principal bar da cidade de Mos Espa. Fica definido que precisam se manter na cidade para proteger os civis, então Fennec sugere que eles cubram as principais áreas da cidade e aguardem a chegada do povo da Cidade Livre. Um plano básico que acaba sendo desmantelado justamente por traições que sabíamos que iria acontecer, todavia não imaginei que todos os Gotras iriam se insurgir contra o Daimyo. Antes de abordar sobre a guerra em si temos que focar na fantástica cena inicial de Cad Bane, sua participação é importante para colocar luz em alguns detalhes. O fato dos Pykes terem incriminado a gangue de speeders por exemplo, eles revelam ao Bane que foram eles que mataram o povo da areia. Algo inevitável para o caçador é utilizar essa informação para desestruturar os oponentes, mal sabia ele que isso seria fatal. Munido dessa informação ele parte para Mos Espa para colocar seu plano em ação. Com a desculpa de barganhar uma possível rendição, Cad Bane aproveita para zombar do Boba para desestabiliza-lo, contando sobre como ele foi enganado para matar a gangue de Speeders. Seu plano quase deu certo, contudo Fennec consegue acalmá-lo para não cair na armação que foi criada.

Star Wars: episode 1 será relembrado no seriado

Após a traição dos Gotras a equipe de Boba acaba ficando cercada, a única opção que possuem é mandar Fennec a Mos Eisley para matar o líder do sindicato. Devo dizer que é angustiante ver o Krrsantan sendo atacado, como seus inimigos começam a “soterrá-lo” para impedir que use de sua força. A gangue dos aprimorados acaba sendo cercado em um dos becos da cidade, sendo salvos logo depois por Fennec que já estava indo em direção a Mos Eisley. As maiores perdas dessa traição foram os guardas Gamorrean, que foram jogados de um precipício. A sensação que estava sendo instaurada era de não haver esperança, sem a ajuda do povo da Cidade Livre e com a traição dos Gotras tudo que restava era a morte. Tanto Din Djarin quanto Boba Fett decidem morrer pela honra, estavam preparados para atacar o cerco de surpresa antes de estarem mais numerosos, todavia acontece algo inesperado. O Twi'lek que era secretário do prefeito pede a palavra, dizendo ser um incrível diplomata ele se oferece para oferecer os termos de rendição, desse modo conseguiriam todos sair daquela situação com vida. Boba aceita e escreve os termos da rendição para que ele leve ao líder do cerco, a melhor parte da cena é a cara do Twi'lek quando lê em voz alta o que Boba havia escrito. O caçador utilizou a boca grande do secretário para causar uma distração, algo de uma imoralidade ímpar, pois a possibilidade do serviçal morrer era imensa, contudo faz sentido que Boba tomasse uma atitude assim.

Boba Fett costume and Boba Fett helmet são incríveis

A utilização do prisioneiro foi o suficiente para garantir uma chance para os dois caçadores. A cena é muito boa quando ambos utilizam seus Jetpacks para atacar pelo alto, quando é necessário lutar por terra eles descem e se mostram muito bem coordenados para matar as forças inimigas. Porém a vantagem de ambos dura pouco, pois a numerosidade das linhas inimigas é extensa, quando tudo parece perdido os reforços chegam e conseguem afugentá-los inicialmente. O povo da Cidade Livre veio em auxílio do Daimyo justamente pelo xerife ter sido atacado de forma vil, aparentemente Cobb Vanth acabou morrendo, no entanto ainda não tivemos a confirmação visual, foi apenas um diálogo que dá a entender a sua morte, justamente por isso não podemos ter a certeza, pois é a máxima dos filmes franqueados, sem corpo, sem morte. Tudo parecia controlado quando a ameaça escala de modo avassalador, dois droides de guerra aparecem no radar do Mandaloriano, máquinas de combate de alta periculosidade. As forças de Boba não têm a menor chance de combatê-las, ele então parte para buscar reforços contra as máquinas. Neste momento não existia fã que tinha dúvidas do que iria acontecer, era óbvio que Boba iria montar no Rancor que havia aparecido episódios passados. Quando a criatura aparece para lutar contra as máquinas é de fato incrível, nesse contexto tempos Din Djarin reencontrando o pequeno Grogu que decidiu voltar para o lado do seu pai. Ele tinha chegado há algum tempo, sendo entregue pelo R2-D2 que o trouxe na clássica X-Wing do Luke, eu já esperava que ele fosse escolher voltar para o Mandaloriano, porém achei que Luke fosse entregá-lo pessoalmente.

Star Wars: movies

Quando Boba aparece de forma épica montada no Rancor ele vem como a salvação para Mando e Grogu. Naquele momento o droide perseguia ambos e não havia nada que eles pudessem fazer para pará-lo. Precisou sim de um Rancor para destruir os droides de guerra, a cena é perfeita em diversos sentidos, possuindo camadas que vão escalando a cada minuto. Seja o pequeno tentando ajudar utilizando a força ou Mando conseguir passar o campo de força para atacar com o sabre negro. Tudo aqui funciona de forma envolvente, por mais que sabíamos que ninguém morreria, a periculosidade da situação acaba nos afligindo ao ponto de temer por algo impossível. Após destruir os dois droides, Boba é derrubado pelo Cad Bane para o tão esperado duelo entre eles, a cena novamente é feita de forma perfeita para relembrar filmes de faroeste. Apesar do Boba ser competente em duelos, ele não consegue ser mais rápido que Cad Bane. Por pouco Bane não consegue matar o seu adversário, entretanto por sua arrogância desmedida acaba sendo surpreendido segundos antes do tiro final. A forma como Boba mata Bane é até irónica, já que no início do episódio o caçador caçoa da família da areia do Daimyo, a utilização do bastão Tusken para sair da situação passiva que ele estava e matá-lo com o mesmo bastão é quase filosófico, como se a vingança do povo da areia viesse das mãos dos próprios vitimados.

Boba Fett: Star Wars Visions

Por fim temos uma cena visceral da Fennec Shand matando cada um dos traidores do Boba. A forma como ela é filmada é o fato mais interessante, pois não vemos a assassina enquanto ela age contra eles. Ela mata de forma silenciosa, utilizando todo tipo de recurso para não dar chance de contra-ataque, inclusive o prefeito sendo enforcado é a cena mais pesada dessa sequência. Depois de todos mortos ela retorna para Mos Espa. Após a queda do Boba, o Rancor começa a andar descontroladamente pela cidade, sendo acalmado apenas pelo pequeno Grogu utilizando a força. A cena é fantástica e mostra como o pequenino é poderoso, tudo indica que ele será muito mais ativo na terceira temporada de Mandalorian. Para a felicidade dos fãs da franquia o episódio termina com o Mandaloriano e Grogu na nave saltando na velocidade da luz. A cena pós crédito confirma as minhas especulações acima, como não havíamos visto o corpo do xerife da Cidade Livre não podíamos indicar a sua morte. Ele aparece em um tanque de bacta e aquele mesmo modificador que salvou a vida de Fennec, não sabemos quando o personagem irá retornar para a franquia, mas sabemos que não deve demorar. De fato os realizadores conseguiram salvar uma temporada cheia de altos e baixos.

Movies & SériesStar Wars - The Book of Boba Fett – Temporada 1: Dave Filoni e Jon Favreau recuperam seriado com epi
Twitch Youtube Discord Twitter Facebook Instagram