Movies & SériesRick and Morty - temporada 5: Não existem tabus que o seriado não vá quebrar

Rick and Morty - temporada 5: Não existem tabus que o seriado não vá quebrar

Por: Gustavo Tavares

Rick and Morty chega com tudo para sua quinta temporada conseguindo a proeza de superar todas as anteriores. Os novos episódios são incríveis, politicamente incorretos e o caos volta a reinar com o final mais bombástico do seriado até então. Este Review com spoilers será dividido em três partes, na primeira iremos detalhar os episódios um à quatro e na seguinte os episódios cinco à oito. Os dois ú

Rick and Morty se tornou um dos seriados para maiores de idade mais aclamados dos últimos anos, as explicações para terem se tornado esse fenômeno são inúmeras, desde seu humor negro pesadíssimo até a abordagem Sci-fi que ele propõe. De fato, os realizadores não têm medo de tocar em assuntos polêmicos e fazem piada da bizarrice que o mundo se tornou.

Outro fator interessante que agrega ao seriado é a dublagem, ela consegue manter a qualidade, os dubladores brasileiros possuem vozes muito parecida com as originais e as piadas “americanas” que se perdem na tradução são muito bem adaptadas para o nosso país. Independente de escolher assistir a versão original ou dublada, você se divertirá loucamente com as paródias que foram apresentadas nesta quinta temporada, a arte de pegar filmes e séries muito populares, invertendo nossas expectativas com o que já vimos e como eles adaptaram essas cenas icônicas é simplesmente hilariante.

Atenção: o conteúdo abaixo contém spoilers!

Esta quinta temporada prometia muito ser um divisor de águas, muitos acreditavam que finalmente teríamos as respostas daqueles singelos capítulos que eram mais canônicos e não apenas episódicos. Claro que não tínhamos nada nas prévias que sugerisse isso, mas sempre temos as teorias dos fãs para nos embasar, uma que tem se provado verdadeira é que todas as temporadas ímpares têm a participação do “Evil Morty”, um personagem apresentado na primeira temporada que carrega o maior mistério do seriado. Acredito que os oito capítulos aqui mantiveram o padrão episódico com pouca influência entre eles, entretanto alguns pequenos detalhes foram importantes para a sequência da série, ocasionando algumas mudanças importantes para os personagens.

EP 5 :: Amortycan Grickfitti

Acredito que nesta temporada o quinto capítulo foi o mais fraco, mas não se enganem o episódio está anos luz de ser ruim. Aqui há uma divisão novamente da narrativa, Rick, Beth e Jerry vão a um bar sair com alguns amigos demoníacos do Rick – seres que são uma personificação extrema do sadomasoquismo – para eles tudo que é ruim é prazeroso, toda dor é bem-vinda e eles têm cobrado uma dívida do Rick. Eles sentem prazer absurdo em ver a humilhação do Jerry, que é inocente demais para constatar que eles estão zombando dele. Enquanto isso Morty e Summer tentam impressionar o novo garoto descolado da escola, para isso eles convencem a nave do Rick a deixar que eles viajem pelo universo para salvar a vida do avô. A parte hilária é que a nave finge se desativar para colher informações para chantagear os irmãos, pois eles não tinham a autorização do Rick para “relar nas coisas dele”. As paródias aqui são bem óbvias, Transformers e Hellraiser tematizam o episódio inteiro, o momento mais hilário é justamente quando a nave do Rick comete uma série de homicídios no mundo dos Transformers, após ser humilhada por um “boy lixo”. Como já disse o episódio é muito divertido, engraçado e insano, entretanto comparado aos outros nove acaba sendo o menos interessante.

Rick and Morty: season 5 - stream na HBO Max

EP 6 :: Rick & Morty's Thanksploitation Spectacular

Provavelmente o episódio que eu mais assisti nesta temporada, a premissa é tão maluca que ela consegue destaque mesmo nesta série. A tentativa de roubar a constituição falha quando o Morty usa uma arma de raios, que seu avô utilizava para invadir o prédio público, destruindo acidentalmente os papéis originais da constituição americana e ainda ativando a robô assassina escondida na estátua da liberdade. Como o Rick mais uma vez afrontou o presidente dos EUA, ele precisará se transformar em um Peru para ser perdoado no dia de Ação de graças. Tudo nesse capítulo é hilário, o plano mirabolante do Rick para ser perdoado, o contra plano do presidente, que treinou soldados para serem transformados em perus para prender o protagonista. A transformação de um peru aleatório em presidente dos EUA e o clímax com a batalha entre humanos - com uma ligeira ajuda dos povos originários – contra os perus modificados geneticamente. Aqui temos a zombaria com governo Americano novamente, tanto pelas tradições culturais do país quanto pela forma que tratam outros países. Uma frase do Rick marca o episódio: "vocês chamam tantas coisas de terrorista que já perdeu o sentido, no fim terrorista são todos aqueles que vocês não concordam."

Rick and Morty: stream no brasil está disponivel na Netflix

EP 7 :: Gotron Jerrysis Rickvangelion

Go go Gotron é um episódio fantástico, o cerne dele novamente é parodiar um programa muito conhecido pelos Americanos, Voltron é uma animação que virou referência em diversos filmes, inclusive uma das citações mais engraçados do programa está presente no filme Deadpool. De qualquer modo aqui temos o Rick encontrando um furão de combate, quando ele junta os cinco furões ele consegue criar o Gotron, com isso eles podem matar monstros gigantes em planetas distantes. A piada aqui é justamente a obsessão dos personagens de juntar todos os furões de diferentes realidades para formar o maior Gotron já visto. Existem tantas referências a filmes aqui que seria difícil falar de todas, mas a que mais me chamou atenção foi a representação do filme "Nasce uma estrela" quando o Rick passa mal de tanto beber em cima do palco. A indústria dos animes também é representada através dos vilões. Este é o claro episódio que o Morty tem razão, mas é ignorado completamente pelos seus familiares. Outro fator que nos faz gargalhar é que o bebê incestuoso, presente no terceiro capítulo, volta a ter destaque ao salvar toda a família. Realmente os realizadores não tem medo de polêmicas.

Rick and Morty: staffel 5

EP 8 :: Rickternal Friendshine of the Spotless Mort

O oitavo capítulo provavelmente é o mais melancólico de todos, pois neste aqui teremos o Rick fazendo de tudo para salvar seu melhor amigo, o Pessoa Pássaro. Após conseguir consertar a parte física, Rick é obrigado a entrar no subconsciente do Pessoa Pássaro para conseguir trazê-lo de volta. Todo o capítulo é uma desculpa para conhecermos mais do passado do Rick e posso dizer que foi muito satisfatório. Como os dois últimos capítulos foram focados em finalizar está fantástica temporada, ninguém deu os créditos para o oitavo, sendo que na minha opinião os três últimos capítulos foram se completando. Rick sempre se mostrou um babaca ignorante que não se importava com ninguém, porque afinal de contas existe um multiverso que ele pode se alocar facilmente, entretanto a lição que fica após o oitavo é que o Rick C-137 se importa com os amigos e familiares. Devido a esse capítulo, as revelações presentes nos dois últimos não causam nenhuma estranheza, o cientista não é tão alheio a própria realidade como era antigamente. O maior destaque aqui é justamente a batalha do cume de sangue, onde o descobrimos como o Rick gosta de verdade do Pessoa Pássaro. Outro destaque muito engraçado é a garagem tentando salvar a vida do Rick, prometendo favores sexuais a um dos vizinhos, para que ele trouxesse todo tipo de bateria e geradores para manter a integridade do cientista.

Rick and Morty: season 5 - Netflix

Os quatros capítulos anteriores a season finale mantiveram a qualidade da quinta temporada. Está nova temporada resolveu trabalhar todos os persoangens de forma mais profunda, para que o cliffhanger nos dois últimos fossem supreendentes. Como sempre o seriado não tem medo de ser polêmico, em vários momentos eles trabalham tabus e estereótipos diversos. Como anteriormente mencionado a review foi dividida em três partes, você pode ler a parte 1 ou pode seguir para a nossa análise dos dois últimos episódios na parte 3 da nossa review com spoilers da quinta temporada de Rick and Morty. Você pode conferir o trailer da quinta temporada abaixo

Movies & SériesRick and Morty - temporada 5: Não existem tabus que o seriado não vá quebrar
Twitch Youtube Discord Twitter Facebook Instagram