Movies & SériesRick and Morty - Temporada 5: O glorioso e melancólico final que a temporada precisava

Rick and Morty - Temporada 5: O glorioso e melancólico final que a temporada precisava

Por: Gustavo Tavares

Rick and Morty chega com tudo para sua quinta temporada conseguindo a proeza de superar todas as anteriores. Os novos episódios são incríveis, politicamente incorretos e o caos volta a reinar com o final mais bombástico do seriado até então. Este Review com spoilers será dividido em três partes, na primeira iremos detalhar os episódios um à quatro e na seguinte os episódios cinco à oito. Os dois ú

Rick and Morty se tornou um dos seriados para maiores de idade mais aclamados dos últimos anos, as explicações para terem se tornado esse fenômeno são inúmeras, desde seu humor negro pesadíssimo até a abordagem Sci-fi que ele propõe. De fato, os realizadores não têm medo de tocar em assuntos polêmicos e fazem piada da bizarrice que o mundo se tornou.

Outro fator interessante que agrega ao seriado é a dublagem, ela consegue manter a qualidade, os dubladores brasileiros possuem vozes muito parecida com as originais e as piadas “americanas” que se perdem na tradução são muito bem adaptadas para o nosso país. Independente de escolher assistir a versão original ou dublada, você se divertirá loucamente com as paródias que foram apresentadas nesta quinta temporada, a arte de pegar filmes e séries muito populares, invertendo nossas expectativas com o que já vimos e como eles adaptaram essas cenas icônicas é simplesmente hilariante.

Atenção: o conteúdo abaixo contém spoilers!

Esta quinta temporada prometia muito ser um divisor de águas, muitos acreditavam que finalmente teríamos as respostas daqueles singelos capítulos que eram mais canônicos e não apenas episódicos. Claro que não tínhamos nada nas prévias que sugerisse isso, mas sempre temos as teorias dos fãs para nos embasar, uma que tem se provado verdadeira é que todas as temporadas ímpares têm a participação do “Evil Morty”, um personagem apresentado na primeira temporada que carrega o maior mistério do seriado. Acredito que os oito capítulos aqui mantiveram o padrão episódico com pouca influência entre eles, entretanto alguns pequenos detalhes foram importantes para a sequência da série, ocasionando algumas mudanças importantes para os personagens.

EP 9/EP 10 :: Forgetting Sarick Mortshall :: Rickmurai Jack

O próprio seriado impossibilitou a análise individual dos últimos episódios da temporada, de início tudo indicava que teríamos um final bem anticlimático, no entanto há uma virada completa para entregar aos fãs ávidos por respostas o que eles esperavam a muito tempo.

Antes de falarmos sobre o ápice do episódio, precisamos analisar o nono que compôs perfeitamente o relacionamento tóxico do Morty com seu Avô. Tudo começa quando o Morty, utilizando a portal gun, passa a sair ajudando aliens e criaturas de outras realidades. Ele realmente é o oposto ao Rick, ele possui muita empatia e tenta fazer a diferença nessa gama de realidades em que ele pode visitar. Quando ele termina de fazer essas missões, Morty acaba reparando que Rick marcou a quantidade de fluido do portal e em seu total desespero de encher o recipiente acaba transformando a sua mão em um portal. Exatamente isso, a parte hilária disso tudo é que o Morty não foi o primeiro a transformar uma parte do seu corpo em poral, pelo contrário ao fazer isso ele se conecta a um “amigo” do Rick que possui um portal na coxa.

Rick and Morty: season 5 - Netflix

Quando o Rick constata que o neto estava usando sua portal gun seu consentimento, ele decide ameaça-lo afirmando mais uma vez que ele é dispensável, o Morty por sua vez dobra a aposta, o que acaba gerando um excelente cena da roda de “qualquer coisa menos o Morty”. Rick então substitui o rapaz por dois corvos e tudo nessa cena é engraçada e interessante, a forma como os corvos aprendem rápido e como o Morty faz amizade com “o cara em sua mão” tão rapidamente, trazem a discussão de como a relação dos dois não é saudável. O episódio segue então em duas narrativas, como o Rick aprende a ser mais empático após descobrir um mundo de corvos antropomórficos – que ficam revoltados com o humor negro do cientista e tenta mata-lo por isso – e como o Morty fez amizade com um psicopata maluco, por estar desesperado que alguém o respeitasse verdadeiramente. A cena onde o Morty corta a própria mão me pegou de surpresa, nunca imaginei que ele fosse ir até a últimas consequências para se livrar do Nick.

Rick and Morty: season 5 - stream na HBO Max

Eu devo admitir que fico consternado ao analisar como o Morty evoluiu tanto, para apenas voltar a ser dependente do avô no fim do nono capítulo, foi uma das poucas coisas que me incomodaram no episódio nove, porém acredito que tudo vai mudar, através das descobertas que o garoto fez no episódio seguinte. Bem no fim, Rick decide se aventurar com seus dois corvos, ele admite que a forma como eles estavam era destrutiva demais e por isso ele iria se mudar para ter novas aventuras com seus novos parceiros, Morty acaba ficando desolado, chorando vendo seu avô partir. Foi de fato um acerto liberar os dois episódios, falo por mim que eu ficaria mais do que ansioso para saber a continuação da série após um fim tão emotivo.

O décimo episódio foi uma tapa na nossa cara por vários motivos, o primeiro de tudo é que eu pagaria qualquer coisa para ver um spin off do “Rick and Two Crows”. Eu ri tanto quando eu vi a paródia de animes escolhidas para o início do capítulo, primeiro de tudo a luta do Rick contra as corujas é genial, ele se torna esse anti-herói lutando ao lado dos corvos. Logo após essa introdução temos a nova abertura da série, de novo parodiando a cultura japonesa de animações, novamente gargalhei ao ver que criaram uma abertura temática para a “nova série”, claro que estereotiparam ao máximo essas novas aventuras do Rick, no entanto foi muito engraçado e uma grata surpresa essa homenagem. Essa obsessão do cientista pelos corvos não dura tanto tempo - apesar do Morty tentar utilizar uma poção de envelhecimento para chantagear emocionalmente o avô – Ele descobre que os corvos tinham uma relação afetiva com o seu arqui-inimigo, devido a rejeição dos seus novos parceiros Rick volta para casa, descobre que ele não ficou tanto tempo distante assim e vão para Cidadela dos Ricks para consertar o Morty de meia idade.

Rick and Morty: staffel 5

Aqui vemos finalmente o Morty presidente, ele convida o Rick e Morty C-137 para um jantar, claro que o próprio Rick já estava antecipando que este presidente acabaria revelando ser um vilão. Como já sabíamos faz tempo, o Evil Morty já havia se tornado o presidente da cidadela, aqui temos uma ideia geral do plano milimetricamente calculado pelo vilão. Ele revela algumas peculiaridades da relação dos Ricks com seus Mortys, as novidades são que a cidadela virou uma máquina de criar Mortys para servirem os Ricks, inclusive afirma não existir versões infinitas do avô. A revelação cai como uma bomba e faz sentido quando analisamos a relação dos protagonistas, talvez o Rick C-137 seja diferenciado e realmente goste do neto, afinal de contas, neste mesmo episódio, nos é revelado que sua esposa realmente foi assassinada por outro Rick. Ele já havia utilizado essa memória antes, mas tinha dito que a tinha fabricado para enganar a federação galáctica, constatamos aqui que apenas alguns detalhes foram fabricados, a morte da mãe da Beth é real, entretanto ele passa por um período bem difícil de luto antes de buscar vingança contra o Rick que matou sua esposa.

Rick and Morty: stream no brasil está disponivel na Netflix

Descobrimos que sim, ele é o Rick supremo dentro da curva finita central, curva essa criada pelos Ricks, o conceito é muito complicado, aparentemente os Ricks criaram um tipo de muro para limitar os infinitos universos, desse modo dentro dessa curva estão todos os universos onde o Rick é o ser mais inteligente de todos e tudo que o Evil Morty deseja é explodir essas realidades, para logo em seguida ir para algum lugar onde não exista um Rick. Um plano nefasto, mas muito bem coordenado, todas as tentativas dos infinitos Ricks e Mortys de escapar da cidadela são frustradas pelo vilão, começa então um massacre sem precedentes onde ele pensou em tudo, todos aqueles que tentaram usar o protocolo Fênix acabaram tendo sua rota alterada, indo parar em cilindros parecidos com liquidificadores, depois de mortos seus fluidos foram utilizados para dar mais força a máquina de destruição da curva finita. Tudo termina com Rick C-137, junto de alguns Mortys, conseguindo usar uma modulo de fuga para não serem massacrados. Já o Evil Morty consegue escapar, termina com ele passando através de um portal na cor dourada, o que significa essa cor diferente? Não faço a mínima ideia, mas agora está na hora de começar as teorias, os realizadores prometeram que as novas temporadas, não irão demorar mais tanto tempo para serem produzidas. Tudo indica que a série fará o oposto de várias outrasproduções, ao invés de expandir esse universo que já é tão vasto, ela irá passar a diminuí-lo, fazendo episódios mais canônicos, deixando os aleatórios cada vez mais raros.

Rick and Morty: season 5 - Netflix

Provavelmente essa foi a melhor temporada de todas, não teve nenhum episódio que fugisse do tom ou que fosse ruim, todos os personagens cresceram e se desenvolveram, os maiores focos na temporada foram a Beth e o Morty, eles provavelmente terão mais destaque com os novos episódios. Como anteriormente mencionado a review foi dividida em três partes, você poderá ler a parte 1 e a parte 2 da nossa review com spoilers da quinta temporada de Rick and Morty. você pode conferir o trailer abaixo

Movies & SériesRick and Morty - Temporada 5: O glorioso e melancólico final que a temporada precisava
Twitch Youtube Discord Twitter Facebook Instagram