Movies & SériesMarvel – Gavião Arqueiro – Temporada 1: Um terceiro episódio digno do maior arqueiro da Marvel

Marvel – Gavião Arqueiro – Temporada 1: Um terceiro episódio digno do maior arqueiro da Marvel

Por: Gustavo Tavares

O terceiro capítulo foca na ação, trazendo a cena da perseguição que tanto foi usada na divulgação. Temos agora o desenvolvimento na antagonista Echo, a anti-heroína foi profundamente marcada pelos acontecimentos de Vingadores Ultimato. Confira a seguir as nossa review com spoilers do terceiro episódio de Hawkeye – Ecos.

Existem alguns elementos no cinema que sempre são vistos com bons olhos para os críticos. Claro que eles se dividem em diversos aspectos. Existem resoluções de roteiros que são impecáveis, o trabalho da fotografia de modo a agregar na experiência do público ou até mesmo recursos de direção diferenciados para nos colocar junto dos personagens. Acredito que pelo menos dois desses exemplos estão presentes nesse capítulo.

O MCU tem um árduo trabalho de toda nova produção precisar costurar as suas histórias numa coerente linha temporal. Isso chegou até a ser abordado narrativamente em Loki e de certa forma é sempre um empecilho para os roteiristas. Contudo quando chegamos a ver o terceiro episódio, os realizadores conseguem de forma primorosa interligar a série com os filmes. É obvio que os trailers já davam a entender que o tempo que o Clint passou como Ronin, seria uma força motriz do seriado, entretanto colocar uma nova perspectiva para uma cena que vimos em Vingadores Ultimato foi surpreendente.

ATENÇÃO: o conteúdo abaixo contém spoilers!

O terceiro episódio começa abordando a nova adição do MCU, Maya Lopez é uma órfã nativa Americana que foi treinada como assassina pelo seu pai adotivo, no caso das HQs o Rei do Crime havia adotado a garota após matar seu pai biológico. No seriado vemos que ela possui outra figura paterna, se é o pai biológico ou um pai adotivo essa informação não fica clara. Neste curto resumo temos sua infância sendo abordada até o fatídico dia que seu pai foi morto pelo Ronin, tendo a tal cena de Ultimato por outra perspectiva. Eles até fingem fazer um plano sequência, mas desistem em seguida. Aqui tudo que temos é a motivação da Echo para caçar e matar o Ronin, algo que foi bem construído quando analisamos a origem da personagem nas HQS. Acho que a parte mais interessante nesse início é a figura misteriosa que aparece quando a garota está treinando. Todas as teorias apontam para a aparição do Rei do Crime vivido por Vicent D’onofrio, se isso realmente acontecer eu serei o primeiro a vibrar. Sempre adorei o personagem vivido pelo ator nas séries da Netflix, a desculpa claro é dizer que este seria algum tipo de variante daquele que conhecemos.

Marvel: movies pavimentaram a criação da série Hawkeye

Após toda essa cena introdutória voltamos ao presente, onde ambos os protagonistas estão presos pela gangue do casaco. Echo logo resolve interrogá-los para descobrir se o Ronin realmente é a jovem Kate, essa parte eu achei um pouco forçada narrativamente, pois com pequenas buscas de “álibis” poderiam descartá-la rapidamente. No fim o interrogatório possui nuances muito mais interessantes, como o Gavião dizendo que o Ronin foi morto pela Viúva Negra, um detalhe pequeno que nos faz lembrar que realmente isso aconteceu em Ultimato. Ela que deu a esperança para ele deixar aquela vida e no fim eles conseguirem recuperar tudo que perderam para o estalar de Thanos. A cena é tão espetacular em criar elos com os filmes que me deixou arrepiado e felizmente ela não foi a única. Logo após seus planos darem errado, Clint decide se livrar dos seus captores. A cena é muito bem coreografada, o Gavião escapa e começa uma perseguição ainda dentro do esconderijo dos vilões. Por mais que o Vingador seja superior aos capangas da Maya, a lutadora acaba se mostrando superior no combate corpo a corpo. Tudo em relação a Echo me chamou atenção, acredito que até o final do seriado teremos diversas opiniões sobre a personagem e de fato é algo a se considerar, já que ela ganhou sua série antes mesmo de estrear no MCU.

hawkeye: release date foi confirmada para dia vinte e cinco de novembro

O Arqueiro não vê alternativas, solta a Kate e ambos partem em fuga. A cena que segue é a mesma que foi exaustivamente utilizada para promover a série. A cena é tecnicamente perfeita, eles fazem aqui um plano sequência com uma câmera dentro do carro. A dificuldade de conseguir êxito ao gravar cenas assim são grandes, pois os atores precisam ser competentes tal qual os diretores que coordenam a ação. Neste momento conseguimos conferir os vários tipos de flechas do arsenal do vingador. Existem diversas, mas a melhor de todas é claro a última. A revelação da "flecha Pym" fez meu queixo cair, não acreditei na ousadia dos realizadores. Neste momento a genialidade do Clint se sobressai, um herói que seu "poder" é não errar jamais não é algo tão ordinário assim. Existe aquela singela homenagem a cena icônica do arqueiro saltando do prédio em Nova Iorque e então a ação cessa. Eu não preciso reforçar que a cena da perseguição foi a melhor coisa desse episódio certo?

Hawkeye: trailer incrível apresenta novas personagens como a Kate Bishop/Hawkeye

Voltamos o foco então para as relações entre os protagonistas. Existem algumas boas piadas com o fato do Clint não estar ouvindo a garota, mas nenhuma delas supera a conversa do Vingador com seu filho Nathaniel. Esse momento eles souberam explorar muito bem a deficiência do herói para nos comover. Tudo que ele mais queria era poder ouvir a voz do filho, podendo se comunicar com ele graças a Kate que vai escrevendo o que o menino fala. Isso já seria mais do que o suficiente para lacrimejar os olhos, mas quando lembramos o paralelo do garoto com a Viúva Negra – no caso seu nome é em homenagem a ela – e que a heroína se sacrificou para o Clint ter sua família de volta é um baque tremendo. De novo o roteiro encontra formas de entrelaçar o seriado com o passado do MCU, de forma competente e nenhum pouco forçada.

Hawkeye: trailer incrível apresenta novas personagens como a Kate Bishop/Hawkeye

A única forma do Vingador cumprir a promessa dos filhos é se aliar de vez a Kate, investigar o futuro padrasto da garota e colocar um fim na Gangue do Casaco. Devido a esse fato eles partem em direção a casa da mãe da heroína. Essa pequena investigação termina com o Espadachim surpreendendo o Clint, deixando as nossas expectativas para o próximo episódio nas alturas. Realmente o seriado tem me surpreendido, não que eu tivesse grandes expectativas para o programa, no entanto tem sido mais do que satisfatório, veremos como a história irá se desenrolar agora que já passamos da metade da série.

Movies & SériesMarvel – Gavião Arqueiro – Temporada 1: Um terceiro episódio digno do maior arqueiro da Marvel
Twitch Youtube Discord Twitter Facebook Instagram