Movies & SériesMarvel – Gavião Arqueiro – Temporada 1: Gaviã Arqueira atua como verdadeira protagonista do seriado

Marvel – Gavião Arqueiro – Temporada 1: Gaviã Arqueira atua como verdadeira protagonista do seriado

Por: Gustavo Tavares

Apesar da alcunha do Clint dar nome ao seriado, tudo converge para a troca de protagonismo dentro do programa. O episódio até tenta equilibrar melhor o tempo de tela dos atores, mas por mais divertido que fossem as cenas do Gavião, o que eu mais queria ver era o desenvolvimento da Gaviã Arqueira. A seguir você confere a nossa review com Spoilers do segundo episódio de Hawkeye – Esconde-Esconde.

É incrível como a Marvel consegue construir de forma simples e direta uma afeição dos fãs com seus personagens. Eles conseguem atingir isso nos filmes como Shang Chi e Eternos por exemplo, no caso da série do Gavião não seria diferente. Com cerca de uma hora e meia você já está imerso neste novo programa, atento a cada ação que os personagens têm e se preocupando com cada uma das consequências que virão.

Isso é um exemplo do que eu repetitivamente abordo em várias reviews, o mais importante de uma história serão sempre seus personagens. Não adianta um roteiro bem fechado, atores de ponta e efeitos especiais de tirar o fôlego se os personagens não forem bem trabalhados. Quando olhamos friamente a composição dos novos personagens, conseguimos facilmente encontrar multicamadas que os tornam críveis e complexos. Claro que os interpretes fazem toda a diferença, para citar apenas um exemplo, a Vera Farmiga consegue prender nossa atenção mesmo com o tempo limitado em cena, sem falar dos protagonistas que possuem um entrosamento perfeito.

ATENÇÃO: o conteúdo abaixo contém spoilers!

O confronto com a “Gangue dos agasalhos” é deverás interessante. O fato que mais me chamou atenção é como esse grupo parece amador, quando jogam os molotovs no apartamento da garota, pareceu muito que era um grupo de homens mimizentos. Quando eles começam a pegar fogo eu quase caí na gargalhada, não sei se era essa a intenção, mas me lembraram muito os bandidos de “Esqueceram de Mim”. E essa impressão volta a acontecer mais para o final do capítulo. Tudo acontece de forma muito rápida, eles têm esse pequeno confronto com os heróis e que por sua vez fogem do local deixando a roupa de Ronin para trás. Por um curto período de tempo eles conseguem apresentar uma ligação entre os protagonistas, seja com piadas sobre como o Gavião não sabe vender a sua “marca heroica” ou com o Clint ensinando a garota técnicas básicas de primeiros socorros.

Marvel: movies pavimentaram a criação da série Hawkeye

Sei que são coisas pequenas a se considerar, mas quando vemos o quadro completo no final do capítulo, conseguimos entender como a dinâmica entre professor/aprendiz será trabalhada. Não é à toa que a Kate não pensa duas vezes em ir atrás do Clint após descobrir sobre sua captura. O bom humor está presente o tempo inteiro, realmente é uma série natalina e quer brincar com esse conceito do Clint ter cinco dias para chegar em casa para o natal, a graça disso é todas as maluquices que o Vingador precisa se submeter, para fechar todas as pontas soltas e deixar a Kate segura sem a gangue do agasalho importuna-la. A vibe que passa é a mistura de Marvel com o filme “Herói de Brinquedo”. Uma das cenas mais hilárias é o Clint sendo obrigado a participar de um RPG no Central Park, algo que ele nunca faria, no entanto ele precisa pegar o traje o mais rápido possível e a forma mais rápida é participando da “aventura”.

hawkeye: release date foi confirmada para dia vinte e cinco de novembro

Enquanto isso a Kate é obrigada a confrontar as consequências da noite passada. Primeiro de tudo ela já está no radar da polícia por ter tido seu apartamento incendiado, a desconfiança com o noivo de sua mãe só aumenta e ela sabe que o Armand não foi assassinado pelo Ronin. O assassinato do tio do seu padrasto, horas depois do próprio dizer que teria dinheiro da herança de Armand é muito suspeito. Por isso a todo momento ela tenta provar a mãe a possível má índole do noivo, todavia a própria pode estar diretamente relacionada com o crime organizado. Não sabemos ainda se realmente teremos a participação do Rei do Crime ou alguma notícia da Viúva Negra de Florence Pugh, no entanto o final foi bem mais animador do que eu esperava.

Hawkeye: trailer incrível apresenta novas personagens como a Kate Bishop/Hawkeye

Temos finalmente a aparição de Echo, personagem interpretada pela atriz Alaqua Cox. Assim como sua personagem, Alaqua também é deficiente auditiva sendo a segunda heroína portando essa deficiência. Eu sou a favor de colocarmos o maior número de diversidade em filmes de heróis, pois o mundo é exatamente assim e precisamos lidar com a nossa realidade. Uma das notícias mais bonitas dos últimos tempos, foi sobre o aumento de alunos nas classes de línguas por sinais, após a apresentação de Makkari no filme dos Eternos, são por coisas assim que precisamos de diversidade. O contexto de sua aparição é bem dúbio, pois de início ela é apresentada como antagonista. Acontece que após conseguir recuperar o uniforme de Ronin, Clint decide usar a tática da Natasha de se deixar capturar, para finalmente confrontar o líder da gangue.

Hawkeye: trailer incrível apresenta novas personagens como a Kate Bishop/Hawkeye

Neste momento temos novamente aquela sensação de nostalgia, pois os vilões dessa gangue são tão galhofas quanto os bandidos molhados. Acredito que veremos muitas referências singelas a diversos filmes populares de natal, se não me engano até os feitos dos Grinch foram citados no segundo episódio, como uma vigilante adolescente roubou meu natal ou algo assim. Quando a Kate constata que algo está muito errado em seu ciclo familiar, a jovem não pensa duas vezes em ligar para o Gavião e contar suas descobertas, entretanto ele já havia sido capturado pelos criminosos, fazendo com que a adolescente se desespere e claro se precipitando em “salvar” o Gavião Arqueiro.

Hawkeye: trailer incrível apresenta novas personagens como a Kate Bishop/Hawkeye

Claro que na sequência ela acaba sendo capturada numa cena hilária e se for apostar o próximo episódio teremos a cena que mais foi utilizada na divulgação. A perseguição dos heróis e a utilização de algumas das melhores flechas do Gavião. No final temos o foco na Echo que está prometendo bastante, pois não havia nem estreado no MCU e já estava ganhando uma série spin off para chama de sua. O visual está interessante, temos também alguns conceitos na sua apresentação, a cor vermelha predominante enquanto ela sente as vibrações das caixas de som. Nem de longe acredito que ela seja a principal antagonista, mas ela com certeza terá uma importância na trama. Novamente se fosse para teorizar, eu acredito que ao final da temporada ela vai ser recrutada pela Valentina Allegra de Fontaine, que claramente quer criar seu próprio grupo de anti-heróis. Os Thunderbolts estão cada vez mais próximos de serem apresentados e em breve eles serão a dor de cabeça dos heróis da Marvel, acho um pouco cedo, mas a adaptação dos Vingadores Sombrios não é algo tão maluco assim.

Movies & SériesMarvel – Gavião Arqueiro – Temporada 1: Gaviã Arqueira atua como verdadeira protagonista do seriado
Twitch Youtube Discord Twitter Facebook Instagram