Movies & SériesMarvel: Shang-Chi: A Lenda dos Dez Anéis

Marvel: Shang-Chi: A Lenda dos Dez Anéis

Por: Gustavo Tavares

Com a saga do Infinito devidamente finalizada, a casa das ideias se prepara para iniciar uma nova fase dentro do MCU, e exatamente como seus primórdios a Marvel decidiu apostar em um herói desconhecido do público em geral, tal qual o Homem de Ferro foi um dia.

Com a saga do Infinito devidamente finalizada, a casa das ideias se prepara para iniciar uma nova fase dentro do MCU, e exatamente como seus primórdios a Marvel decidiu apostar em um herói desconhecido do público em geral, tal qual o Homem de Ferro foi um dia.

Desde o início do seu universo cinematográfico a Marvel prova que se você tiver uma ideia que seja boa de verdade, você irá conseguir o sucesso que almeja. Na verdade, essa filosofia vem anterior aos filmes, quando o próprio Stan Lee acreditou tanto no seu mais novo personagem que o publicou mesmo contra as ordens do seu chefe criando provavelmente um dos super-heróis mais famosos do mundo.

O histórico do estúdio nos mostra como eles apostaram nos Vingadores, uma equipe classe C nas HQs e conseguiu transformá-los nos heróis mais conhecidos do planeta. Homem de Ferro, Gavião Arqueiro, Guardiões da Galáxia? Ninguém dava a mínima para eles, tanto que muitos diziam que o primeiro grande fracasso financeiro da Marvel seria justamente naquele filme com uma árvore e guaxinim falantes.

Graças a esse histórico de apostar no improvável trazendo sempre boas histórias, que me fez sentir que algo muito bom sairá de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Sinceramente eu consumo HQs desde os 7 anos, podendo afirmar que é a primeira vez que não conheço absolutamente nada de um personagem Marvel. Por conta dessa raridade, resolvi não procurar nada do personagem, será uma experiência que ainda não tive com filmes de super-heróis. Então todo o hype que vou descrever aqui será único e exclusivamente baseado no que vimos do primeiro trailer do filme.

A primeira coisa que me chamou atenção foi que esse filme não parece em nada com os filmes anteriores do estúdio, a fotografia é mais escura, e as cores vivas que costumam ser uma marca nesse universo não estão muito bem definidas aqui. Talvez seja como em Doutor Estranho que possui essa mesma paleta de cores enquanto a magia não está presente, e ao apresentar a Anciã tudo muda, puxando sempre para o laranja e o amarelo. Somos apresentados ao protagonista que aparentemente é filho de um grande vilão do Homem de Ferro, o Mandarim.

Toda trama parece que irá se estruturar nesse legado criminoso que deveria passar de pai para filho, mas é algo que o herói se recusa veementemente. Um paralelo óbvio que temos é com o próprio Tony Stark que também herdou os feitos do pai e anos depois o renegou ao ver as atrocidades que suas armas faziam com pessoas inocentes. O primeiro contato que temos do vilão ficou perfeito, a caracterização está impressionante, sei que todos adoraram o Ben Kingsley e diziam que era idêntico ao personagem, mas um vilão com o nome de Mandarim devia no mínimo ser interpretado por um ator asiático.

Eu posso não conhecer o mestre do Kung Fu, mas conheço muito sobre este antagonista. Acho muito difícil este filme desenvolver essas missões de buscar pelos dez Anéis que compõem o poder do vilão justamente por ser muitos "Mcguffins". Seis joias do infinito já eram um problema grande para os roteiristas, imagine dez anéis. Entretanto existem formas de simplificar essa busca, talvez o Mandarim já possua a maioria delas e esteja em busca do restante. Temos um breve deslumbre desses objetos e aparentemente serão pulseiras e não de fato anéis para os dedos. Essa mudança talvez seja para evitar comparações com a manopla do Thanos, estes objetos são de fato poderosos podendo tornar o vilão muito perigoso durante o filme. Cada um dos anéis possui algum tipo de poder, desde rajadas de fogo, gelo e raios, até a manipulação da matéria em si. Caso Shang-Chi herde esses anéis, depois de derrotar o seu pai ele se tornará um dos heróis mais poderosos do MCU.

As cenas de ação estão incríveis, podemos ver claras referências à cinematografia oriental, tudo indica que teremos homenagens a filmes cults como "O Tigre e o Dragão", por exemplo. No filme do “mestre do Kung-Fu” não poderá faltar cenas de lutas, e há coreografias incríveis brevemente reveladas. Veremos três momentos do herói desde criança passando pela adolescência e chegando à vida adulta, treinando e combatendo todos os tipos de lutadores e estilos diferentes. Ao contrário de outros personagens desse universo, Shang-Chi parece ser muito mais sério, tanto que todas as piadas inseridas aqui são feitas pela personagem interpretada pela Awkwafina.

Por mais que eu tenha gostado do trailer, o hype para esse filme está bastante controlado, e isso de fato não é algo ruim, apenas o nome do estúdio já é o suficiente para me fazer assistir ao filme no cinema. E mantendo minhas expectativas sob controle, aumenta muito as chances de eu sair do cinema não apenas satisfeito, como também surpreso.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis chega aos cinemas dia 03 de setembro de 2021.Confira o primeiro trailer do filme abaixo.

Movies & SériesMarvel: Shang-Chi: A Lenda dos Dez Anéis
Twitch Youtube Discord Twitter Facebook Instagram