GamesDiablo IVDiablo IV: Pagar-para-Vencer ou Pagar-para-Sobreviver?

Diablo IV: Pagar-para-Vencer ou Pagar-para-Sobreviver?

Por: Leonardo Souza

Rod Fergusson, gerente de franquia Diablo IV, afirmou no Twitter que o conteúdo pós-lançamento do jogo está ancorado em torno de microtransações cosméticas opcionais. O que inicialmente parecia uma perspectiva empolgante se transformou em uma preocupação legítima: o conteúdo pós-lançamento e futuro suporte do jogo dependem do sucesso das microtransações?

O ato de pagar por itens virtuais que personalizam partes específicas dos videogames, como skins que mudam a aparência de itens, armas ou personagens em geral, é mais receptivo pela comunidade de jogos do que microtransações de melhoria de desempenho, também conhecidas como "Pay-to-Win" ou "Pagar-para-Vencer". As compras de itens cosméticos são frequentemente consideradas uma maneira sem riscos para desenvolvedores de jogos lucrar com seu público. No entanto, a maneira como os jogadores usam itens cosméticos inspirou mecânicas de jogo sem funções ornamentais.

Inarius: Formerly an archangel of the High Heavens

Os desenvolvedores entendem que jogadores se preocupam com a aparência de seus personagens e projetam seus jogos para tornar itens cosméticos o mais desejável possível. As microtransações, que podem ou não incluir compras apenas cosméticas, são um dos fluxos de receita mais lucrativos da indústria de videogames. A Activision-Blizzard, por exemplo, relatou US$ 1,95 bilhão em receita total em seu relatório financeiro do terceiro trimestre de 2020, com US$ 1,2 bilhão provenientes de microtransações.

Assim, Diablo IV será lançado com "uma amplitude incrível de conteúdo após o lançamento, nos próximos anos, ancorado em itens cosméticos opcionais", de acordo com o gerente de franquia Rod Fergusson. No entanto, o que inicialmente parecia uma perspectiva audaciosa e empolgante acabou se solidificando em incerteza. O suporte "ancorado" de Diablo IV depende de seu desempenho de microtransação após seu ciclo inicial de lançamento?

Diablo IV will not have pay-to-win mechanics, and only cosmetic items will be available in its in-game store

Os desenvolvedores de Diablo IV continuam se gabando de microtransações apenas cosméticas, e muitas publicações viajam na idéia de que isso não é uma má idéia. Essa ênfase repetida, no entanto, é dada principalmente como resultado da reação negativa sobre Diablo Immortal, que deixou uma mancha terrível e permanente na franquia e na reputação já agravada da Activision-Blizzard com microtransações exploradoras. No entanto, um usuário nos fóruns da Blizzard levantou um ponto interessante quando perguntou se "os cosméticos que são feitos com cuidado e parecem muito melhores do que qualquer coisa que você pode ganhar no jogo, ou projetados dessa maneira de propósito, são uma maneira viscosa de Pay-to-Win"? Em outras palavras, microtansações cosméticas tem o mesmo tom aproveitador e vampírico? É possível adquirir itens cosméticos em Diablo IV sem usar microtransações? A resposta é não. Como já foi relatado pelos desenvolvedores, o jogo apresentará uma mistura de itens exclusivos e aqueles que você pode obter jogando normalmente.

Activision-Blizzard Says Diablo 4 Microtransactions Won't 'Affect Gameplay'

Por fim, uma das vantagens de construir um jogo em torno de uma plataforma online é sua flexibilidade para ser moldado no que for necessário para gerar lucro máximo. Se as microtransações de Diablo IV não atenderem às expectativas do estúdio, a Activision-Blizzard mudará a estrutura de monetização do jogo e começará a oferecer microtransações de melhoria de desempenho semelhantes a Diablo Immortal? Os jogadores sofrerão com a falta de conteúdo e suporte estendidos, assim como foi com Warcraft 3: Reforged?

GamesDiablo IVDiablo IV: Pagar-para-Vencer ou Pagar-para-Sobreviver?
Twitch Youtube Discord Twitter Facebook Instagram