GamesDiablo IVDiablo IV - Quem é Rathma?

Diablo IV - Quem é Rathma?

Por: Leonardo Souza

Rathma é um nome familiar para fans de Diablo 2, seja pela ordem Sacerdotes de Rathma do Necromancer presente no jogo, ou pelas armaduras com seu nome em Diablo 3, reservado também para o Necromancer disponível nesta versão. Rathma e seu nome é constantemente presente no universo de Diablo. Mas, quem é Rathma e qual sua importância não só em Santuário mas também nos eventos que precedem Diablo 4 e

No universo de Diablo, Rathma, cujo o nome de nascimento era Linarian, é um Nephalem, filho do anjo Inarius e da demônio Lilith, neto de Mephisto e assim ligado à linhagem de Diablo. Ele faz parte de um seleto grupo de Nephalens da primeira geração, nascidos da união entre anjos e demônios sob o poder absoluto da Pedra do Mundo, facultando Rathma e sua geração poderes que vão além de seus pais. Rathma, assim como sua mãe, concluiu que as forças da Luz e das Trevas colidiriam eternamente, e que ambas eram uma ameaça para Santuário. Ele foi tutor do primeiro necromante e um dos originários do Conceito de Equilíbrio entre as forças da luz e escuridão que eventualmente serviria de base para a ordem de necromancers chamada "Sacerdotes de Rathma". Se o personagem presente no Primeiro Trailer de Diablo 4 for realmente Rathma, ele pode ser um dos principais personagens em Diablo 4.

Lilith e Inarius e suas crianças: Santuário vai além de um mundo para refugiados do Conflito Eterno.
Lilith e Inarius e suas crianças: Santuário vai além de um mundo para refugiados do Conflito Eterno.

Lilith, porém, foi levada a delírio. Ela via em seus filhos como o futuro do universo e meios de acabar com o Eterno Conflito. A perspectiva de extinção de seus filhos a transformou em uma criatura tenebrosa e ela começou a eliminar seus seguidores, um a um. Inarius, horrorizado, não conseguiu juntar a força necessária para destruir sua amada, mas se compôs para baní-la de Santuário. Lilith foi, então, lançada para o vazio eterno. Inarius, para acalmar seus seguidores, afinou os poderes da Pedra do Mundo sobre os nephalens, diminuindo sua influência sobre as criaturas e da força que eles recebiam do artefato. Seus poderes diminuíram com cada geração e eventualmente esses seres passaram a ser chamados de "humanos".

Conceito de Equilíbrio

Linarian, porém, condenou as ações egoístas de seu pai e seguidores, rebelando-se contra seus planos. Foi na busca daqueles que estavam alinhados com seus objetivos que Linarian foi encontrado por Trag'Oul - um ser celestial ligado às malhas de Santuário. Ciente da ameaça que o Céu e o Inferno representavam para Santuário, Trag'Oul, com alguma hesitação, fez de Linarian seu disciplo, apresentando e ensinando para seu novo aluno o Conceito de Equilíbrio - uma delicada interação entre os poderes da ordem e do caos. Trang'Oul passou a chamar Linarian de Rathma, que significa "Guardião do Equilíbrio".

O dragão Trag'Oul é ligado diretamente ao mundo de Santuário, apesar de operar em outra dimensão...
O dragão Trag'Oul é ligado diretamente ao mundo de Santuário, apesar de operar em outra dimensão...

Rathma provou ser um aprendiz versado e inteligente e, por meio de Trag'Oul, recebeu a sabedoria que faltava aos anjos e demônios. Ele, em pouco tempo, dominou as artes da necromancia e absorveu completamente a compreensão de Trag'Oul sobre o Equilíbrio, começando um trabalho árduo para manter Santuário escondido de forças do Céu e Inferno e, assim, limitar suas influências sobre aquele mundo. Rathma serviu Trag'Oul por séculos e, ao fazer isso, manteve o Equilíbrio dentro do Santuário.

A Guerra do Pecado

A Guerra do Pecado, como é atualmente apresentada no universo de Diablo, origina-se principalmente de sua representação na Trilogia de romances The Sin War escrita por Richard A. Knaak, publicada bela Simon & Schuster em 2011. Por haver divergências na estória contada nos romances e da representação da guerra em outros materiais, os eventos da Guerra do Pecado e a participação de Rathma podem ser tratados como retcons e/ou histórias imprecisas.

Sacerdotes de Rathma

Rathma, em pouco tempo, se tornou mestre das artes ensinadas por Trag'Oul, adotando um aprendiz chamado Mendeln ul-Diomed. Mendeln não desapontou seu mestre e o serviu fielmente, alcançando as maestria e os conhecimentos esperados dele. Mendeln seguiu meticulosamente os passos de seu mestre, chegando ao ponto de solicitar um novo nome para sua nova encarnação. Trag'Oul atendeu ao seu pedido, nomeando-o Kalan, bem como presenteando-o com o título de Guardião do Equilíbrio assim como Rathma. O aprendiz, agora, se encontrava no nível de seu mestre.

Os Sacerdotes de Rathma: Necromancers servem o Equilíbrio de todas as coisas, e lutam por uma delicada interação entre os poderes da ordem e do caos
Os Sacerdotes de Rathma: Necromancers servem o Equilíbrio de todas as coisas, e lutam por uma delicada interação entre os poderes da ordem e do caos

Rathma, orgulhoso de seu aluno, encarregou-o de preservar seus conhecimentos, reter os aprendizados sagrados de Equilíbrio e recrutar outros, fiéis e dispostos a proteger Santuário, como eles eram, para se juntarem ao glorioso e significativo chamado. Mendeln fundou os Sacerdotes de Rathma, que seriam conhecidos como "Necromantes". Ele começou a ensinar aos outros suas habilidades e transmitir sua compreensão do Equilíbrio, enquanto registrava esse conhecimento nos Livros de Kalan.

Uma necrópole foi construída e, uma vez devidamente treinados, cada um de seus seguidores se aventurou por conta própria, buscando lugares onde o equilíbrio havia sido violado e trabalhando para restaurá-lo. Cada um desses alunos continuaria a tradição de encontrar e treinar aprendizes.

Os Sacerdotes de Rathma buscam equilíbrio entre as forças da luz e das trevas, entre a vida e a morte
Os Sacerdotes de Rathma buscam equilíbrio entre as forças da luz e das trevas, entre a vida e a morte

Rathma, por outro lado, desapareceria do Santuário. Não se sabe exatamente se ele continuaria operando nas sombras do mundo ou se ele, como uma vez disse a Kalan, encontrou a morte e esta o alcançou com suas saudações. De qualquer forma, Rathma é reverenciado por estudiosos que se aprofundaram em escritas antigos como o verdadeiro guardião do Santuário e sua ordem é considerada uma ferramenta crucial para o equilíbrio do reino.

Por Três Eles Vêm

Milhares de anos após ser banida, Lilith foi evocada de volta durante um ritual macabro, apresentado no Primeiro Trailer de Diablo 4. Muito pouco é revelado durante este evento mas, aparentemente, há especulações de que um dos aventureiros envolvido era na verdade Rathma, quem chama Lilith de "mãe" durante o trailer. Claro, qualquer criatura em Santuário, especialmente aqueles que retém a verdadeira história do mundo, vê em Lilith uma figura maternal. Mas há fortes indícios de que esta figura seja, realmente, Rathma.

Se esta figura for de fato Rathma, há sérias implicações para Santuário e seu estado se o próprio estiver desesperado ao ponto de invocar sua mãe em busca de ajuda
Se esta figura for de fato Rathma, há sérias implicações para Santuário e seu estado se o próprio estiver desesperado ao ponto de invocar sua mãe em busca de ajuda

Se esta figura for de fato Rathma, há sérias implicações para Santuário e seu estado se o próprio estiver desesperado ao ponto de invocar sua mãe em busca de ajuda. Lembrando que Rathma e sua ordem buscam o Equilíbrio e que Lilith pode representar o caos oriundo de sua linhagem demoníaca, principalmente se, por três eles vêm, pode significar o retorno de Mephisto, Baal e Diablo. De qualquer forma, há potencial de uma maravilhosa estória em Diablo 4.

GamesDiablo IVDiablo IV - Quem é Rathma?
Twitch Youtube Discord Twitter Facebook Instagram