Movies & SériesTITANS – Temporada 3: As incoerências do programa impedem que série seja de fato grandiosa

TITANS – Temporada 3: As incoerências do programa impedem que série seja de fato grandiosa

Por: Gustavo Tavares

A equipe dos titãs finalmente se une para vencer o Espantalho podendo ter o auxílio de um personagem inesperado. Já o vilão planeja seu grand finale para destruir a cidade e finalmente se tomar o que restou para si. Confira agora a nossa review com spoilers do último da terceira temporada de TITANS – Chuva Roxa.

A maior tristeza que tivemos com essa temporada foi as diversas incoerências presentes nos roteiros. Essas incoerências foram recursos dos roteiristas para conseguir esticar essa temporada em treze episódios, isso apresenta uma falta de criatividade absurda de contar uma história dinâmica, interessante e divertida. Tudo que preciso dizer sobre esse final tem sido trabalhado nas reviews anteriores, tudo que eu cobrava antes acabou acontecendo aqui, mas não da forma que deveria. Finalmente aqui tivemos alguns personagens utilizando a massa cinzenta para pensar, tomando as decisões mais óbvias para resolver os problemas e finalmente derrotar um vilão que não deveria ter conseguido dar tanta dor de cabeça.

Infelizmente os maiores problemas da temporada estão exclusivamente relacionados ao universo do Cavaleiro das Trevas. O que é um baita problema já que praticamente TITANS se tornou em uma série da Bat-Família, tudo está intrinsecamente relacionado com o Batman. O vilão da temporada é o Espantalho, a série se passa quase que exclusivamente em Gotham e temos a aparição da Bárbara Gordon juntamente com a inserção do Capuz Vermelho. O maior culpado dessas escolhas não terem dado certo são os próprios realizadores, os personagens da mitologia do Batman são incríveis e deveriam ser utilizados com um zelo maior. O problema foi a inversão da importância de alguns personagens, parecia que tínhamos uma série do universo do Batman com participação dos Titãs e não o contrário.

Atenção: o conteúdo abaixo contém spoilers!

Tudo começa com o Espantalho vendo um documentário da segunda guerra mundial e planejando a dispersão do seu gás pela cidade. Essa cena é importante para criar uma desculpa para os futuros eventos do episódio, logo após isso ele decide que não precisa mais da comissária Gordon e que os policiais podem fazer o que quiser com ela. A cena seguinte possui uma revelação aleatória, a Vee – que tinha sido apresentada como um braço direito da comissária – derrota os policiais que pretendia matar a Ex-Batgirl, revelando a moça que ela é uma agente da A.R.G.U.S. Meu maior problema com essa revelação é ser conveniente demais, sério que tinha uma organização de elite vendo tudo ir de mal a pior e só interferir no último episódio?

Titans: Serie se aproxima da Season Finale

Enquanto isso acontecia, Rachel e Gar seguem para ajudar a Moça Maravilha a derrubar os policiais corruptos na fronteira, facilmente eles conseguem conter as forças e permitem que a família do Tim consiga finalmente ficar em segurança. O maior problema dessa cena é jogar fora toda aquela conversa da Donna com o Tim, veja bem eu não gostei disso no episódio anterior, entretanto não faz sentido levantar essa questão para ser ignorada logo depois. A família dele estava há pouco insatisfeita com a vontade dele de lutar por Gotham, fato esse que muda horas depois dessa discussão ou a Donna que dizia que deveria garantir a segurança família saindo com ela de Gotham, para logo depois praticamente recrutar o garoto para a equipe.

Outro exemplo desse tipo de mudança drástica está no núcleo da Estrela Negra. O Superboy destruiu a nave propositalmente, porém a Komand’r não fica revoltada com o personagem, inclusive a moça diz que apesar de ter sido uma atitude egoísta ela faria a mesma coisa. E sem querer adiantar as resoluções do capítulo, mas no fim isso tudo não serviu para nada, porque logo depois disso o Connor ajuda ela a construir uma nova nave. Parece que eles queriam reforçar a personalidade de bom moço do rapaz, enquanto fazia uma alusão rasa a relacionamentos tóxicos. Depois deles se resolverem o Dick os convoca para se unirem contra o vilão, porém a cena que isso acontece não faz o menor sentido. O herói estava dirigindo para o centro da cidade quando o Espantalho explode a primeira bomba, quando o vilão faz isso ele está na Bat-Caverna e seu gás do medo é modificado para matar suas vítimas, mas o maior erro de continuidade vem agora, logo depois de zombar do Asa Noturna o vilão aparece no local da explosão. Qualquer um que conhece o universo de Gotham sabe que a Mansão Wayne fica bem afastada da cidade, então seria impossível o vilão explodir a bomba e aparecer com a máscara de gás no centro da cidade. Sem falar que os roteiristas usaram o documentário como desculpa para mudar o objetivo do vilão, o gás do medo passa a matar as pessoas e não causa mais medo ao ser dispersado. Acaba perdendo todo o sentido do personagem, inclusive ele parece uma amalgama de vilões do Batman no fim das contas, uma mistura entre Coringa, Charada e o Espantalho.

Titans: Season 3 - cast da Raven foi simplesmente perfeito

Quando os heróis se unem eles decidem decifrar os enigmas do vilão eu já estava começando a me irritar, porém fui surpreendido quando o óbvio foi feito. Finalmente eles decidem para de fazer tudo que o vilão quer, passando então a pensar no que eles precisam para vencê-lo. Então o plano construído é entrar na mansão Wayne e prender o vilão antes que ele exploda as outras cargas. Claro que existe um motivo besta de o gás do medo matar, é uma desculpa para os heróis transformarem o poço do Lazaro numa Chuva roxa que ressuscita as pessoas e isso só existe para tirar os personagens mais poderosos da invasão da mansão. A única coisa que realmente salva nessa cena é a piada de “mansplaining” que fazem com o Superboy. Finalmente eles seguiram os caminhos racionais, sério que precisou tanto tempo para eles decidirem apenas em ir atrás do Crane na mansão? Digo isso há vários episódios esse vilão nunca poderia ter dado tanto trabalho. Inclusive não faz sentido eles se dividirem em duas equipes, seria muito mais sensato primeiro derrotar o vilão para depois ressuscitar aqueles que morreram.

Titans: Season 3 - cast da Raven foi simplesmente perfeito

As cenas dentro da mansão foram muito boas, principalmente as cenas de ação do Capuz Vermelho e do Asa Noturna. Essa virtude realmente o seriado nunca perdeu, todavia existem problemas de roteiro complicados para se tratar aqui. Duas perguntas que eu fiz: Por que esse policial demorou tanto para atirar na cabeça do Asa Noturna? Era só ele apertar o gatilho depois de falar “Bárbara Gordon não está aqui para te salvar agora”, mas ele demora exatos nove segundos parado esperando o herói revidar. E como que um grande estrategista como o Batman deixaria como senha o nome da Selina Kyle? Quando eles hackearam o computador da mansão aparece uma pergunta de segurança, “aquela que foi embora? ”, a resposta era claro o nome da Mulher Gato, porém é sério que você deixaria toda o controle da mansão protegida por uma pergunta de segurança? Claro que isso é apenas um gancho para apresentar a vilã na próxima temporada, no entanto acabou sendo um incômodo.

Titans: Cast Season 1 foi praticamente perfeito

Enquanto os personagens mais fracos fazem de tudo para vencer o Espantalho, Ravena, Estelar, Estrela Negra e Superboy tentam condensar o poço do Lázaro e ressuscitar todas as vítimas do Crane. E realmente eles conseguem atingir estes objetivos. Algo que realmente me incomodou foi que dessa vez a Moça Maravilha servir de para-raios para a tempestade criada, entenda que eu odiei que ela tenha morrido para uma torre de transmissão eletrificada, porém fazer um retcon como um tipo de desculpas pelo final da segunda temporada também não foi bem-feito. O maior pesar disso é saber que novamente os roteiristas usaram isso como um recurso, a única explicação para dividir a equipe aqui era dificultar a vitória dos Titãs. No fim eles conseguem prender o Espantalho com uma ajuda da Bárbara, ela impossibilita que o vilão exploda as cargas remotamente e tudo termina com um belo soco do Tim na cara do Crane.

Titans: cast season 2 contextualizou vários conceitos importantes para a terceira temporada

Temos então um prólogo bem genérico. Dick e Bárbara conversam brevemente para dar sentido a toda essa relação de ambos, não fica claro se o romance entre eles vai continuar ou ela simplesmente será esquecida em temporadas futuras. A Donna é convidada pela Vee para integrar o grupo da A.R.G.U.S. e fica meio implícito que ela aceitará uma posição de destaque na organização. Algo interessante também é o nome do líder do grupo, Roy Harper o Arqueiro Vermelho. Não acho que eles irão relacionar os acontecimentos de TITANS com Arrow, mas foi um fato que me chamou a atenção. O Bruce volta a cidade, e temos uma grande cena entre ele e o Jason, é verdadeiramente legal ver pai e filho finalmente conseguindo se perdoar. Super Boy e Estrela negra se despedem abrindo margem para se encontrarem em um futuro próximo. Por fim temos a equipe pronta para voltar a São Francisco, viajando em um trailer como uma “família”, porém eles precisam passar antes no Asilo Arkham para brevemente torturar o Espantalho. Sim o capítulo termina com a Ravena usando suas habilidades para torturar o vilão. Isso tem tantos problemas que eu não sei nem por onde começa. Primeiro de tudo eles são os heróis, heróis agora torturam um prisioneiro dentro da cela? Segundo que essa cena passa a ideia errada sobre o papel de uma instituição psiquiátrica, sei que o hospital psiquiátrico de Gotham é mera ficção, mas é sério que os criminosos insanos podem ser torturados assim? Como pretendem melhorar o mundo se agem exatamente como os vilões que combatem? Não consigo ver mais a diferença entre esses personagens, os heróis perderam completamente a moralidade que precisam ter.

Movies & SériesTITANS – Temporada 3: As incoerências do programa impedem que série seja de fato grandiosa
Twitch Youtube Discord Twitter Facebook Instagram